top of page
Noz da Pecan
Carya illinoensis K. | Inglês: pecan nut
FAMILIA: Juglandaceae
ORIGEM: A Pecan é uma árvore originária do Sudeste dos Estados Unidos e do México.
HISTÓRIA: Desde o período Cenozóico é uma planta nativa de matas em margens de rios. Fala-se que a pecã também se desenvolve em altitudes superiores a 2.000 m, (no México), mesmo sendo nativa de terras baixas, superando os 40 metros de altura, 40 metros de diâmetro de copa e 20 metros de circunferência de tronco. O fruto possui uma semente só, agrupando-se em cachos de três a sete unidades.
No Brasil, a Pecan foi introduzida por volta de 1910 em diferentes regiões do país, pois apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a outros solos. A colheita é feita em meados de outubro, onde se colhe de 20 130 kg por árvore. O maior produtor é o Estados Unidos, seguido da Austrália, mas também o Brasil e África do Sul.
Os indígenas usavam a pecã como alimento "in natura" e como ingrediente de comidas e bebidas.
CURIOSIDADES: Podem dar frutos por mais de 200 anos, havendo quem diga que existem nogueiras nativas milenares. A nogueira-pecã possui flores masculinas e femininas separadas. Por isso precisam ter várias árvores da mesma espécie juntas pois nem sempre as flores masculinas e as femininas se abrem ao mesmo tempo. Assim como o abacate, a fecundação acontece entre árvores: as flores femininas de uma árvore com as masculinas de outra.
COMPRAS E GERMINAÇÃO: Observem as mesmas orientações da Noz da Europa
MOLHO PESTO
Ingredientes:
1 xícara de noz pecã germinada
1/2 xícara de manjericão desfolhado
½ copo de água ou rejuvelac
Missô e limão
Preparo:
Processe bem fininho e prove!
Sobre a macarrãonada de brotos de girassol é ótimo!
Capítulo 4: Conhecendo as Sementes
bottom of page